Quem somos

O Geração MudaMundo (GMM) é uma plataforma de empreendedorismo social juvenil criada pela Ashoka para oferecer à adolescentes e jovens a oportunidade de atuar para transformar a realidade que os rodeia.

A plataforma possibilita ainda:

– Conhecer e divulgar histórias de adolescentes e jovens que, como você, estão mudando o mundo;

– Oferecer ferramentas para que educadores(as) sociais e profissionais da área de educação apoiem ideias e iniciativas de adolescentes e  jovens e fortaleçam suas habilidades como agentes de transformação.

As atividades e oportunidades oferecidas apoiam você a desenvolver sua autonomia e construir seu jeito de mudar o mundo, pois: “Quando o aprendizado está incorporado ao contexto do mundo real, quando reduzimos as diferenças entre a escola e a vida, passamos por um processo de conscientização no qual percebemos que podemos ver, ser e provocar a mudança”.

Como funciona a Jornada da transformação:

 Untitled-2

Para jovens agentes de mudança:

Os(as) jovens passam por uma jornada pedagógica, composta por oficinas, encontros de integração e momentos de apresentação de suas iniciativas. Ao longo das aulas, os jovens são acompanhados por um educador social que os auxilia no desenvolvimento de suas potencialidades e na tradução de seu sonho em um plano de ação que será implementado em sua comunidade.

Após a elaboração do plano de ação na comunidade, os jovens apresentam o projeto social a uma banca de painelistas formada por atores dos diferentes setores da sociedade: setor público, setor social (sociedade civil) e setor privado (iniciativa privada). Durante a apresentação, os jovens defendem suas ideias e iniciativas e a banca oferece sugestões para os jovens transformem seus sonhos em ação.

Para pequenos agentes de mudança:

Usando jogos e a literatura infanto-juvenil estimulamos que adolescentes  expressem suas inquietações, imaginem soluções para resolvê-las e as coloquem em prática.

Profissionais de educação:

Desenvolvemos processos formativos e tecnologias sociais baseadas nos principais conceitos da educação empreendedora para incentivar novas práticas pedagógicas, estimular novas relações no ambiente escolar e também uma nova relação com o conhecimento.

O programa é desenvolvido em três modalidades:

Educação Empreendedora: Jogos, oficinas e processos formativos cujo objetivo é oferecer a oportunidade de crianças, adolescentes e jovens atuarem para transformar a realidade que os rodeia por meio da realização de projetos sociais ou projetos de geração de renda.

Movimento “EU POSSO MUDAR O MUNDO”: Histórias mudam histórias, por isso o movimento global “Eu posso mudar o mundo” dissemina boas ideias para mudar o mundo e estimular as pessoas a superarem os desafios e criar projetos para melhorar a vida das pessoas e do planeta.

Facebook: www.facebook.com/movimento.eupossomudaromundo

Tecnologias sociais: estratégias e oficinas desenvolvidas para inspirar as pessoas a encontrar seus talentos, desenvolver seus projetos de vida e apoiar as pessoas a desenvolver projetos para melhorar a vida das pessoas e do planeta.

O Geração MudaMundo conta com uma rede de mais de 30 parceiros e apoiadores que acompanham os jovens durante sua jornada de transformação, entre eles organizações sociais, escolas, empresas e outras instituições.

A Ashoka:

A Ashoka é uma organização mundial, sem fins econômicos, pioneira na criação do conceito de empreendedorismo social. Ao longo dos últimos 32 anos, a Ashoka transformou-se em uma plataforma de inovações em empreendedorismo e sustentabilidade social e ambiental.

A missão da Ashoka contribuir para o fortalecimento de um mundo onde todos são agentes de mudança: ou seja, uma sociedade rápida e eficaz para responder aos desafios sociais, e na qual cada pessoa tem a liberdade, confiança e apoio para propor soluções para qualquer problema social e alcançar mudanças positivas.  A visão da Ashoka é que “Cada um de nós pode mudar o mundo”.

A Ashoka trabalha com diferentes públicos comprometidos com a mudança do mundo.  Além de uma rede ampla de empreendedores sociais, a Ashoka desenvolve programas que promovem protagonismo, transformação e empatia em diversas esferas na sociedade, como o programa de juventude da Ashoka – Geração MudaMundo busca inspirar adolescente e jovens entre 12 e 29 anos a encontrarem o seu jeito de mudar o mundo.

Mais informações no site www.ashoka.org.br 



Slide 12

Com o apoio de Parceiros Financiadores, o Programa desenvolve novos ciclos no país e visa atingir uma massa crítica de jovens agentes de mudança social positiva, se tornando assim um
Movimento Nacional de Jovens e outros Agentes de Transformação.
Anúncios